A Orquestra Experimental da UFSCar é uma orquestra comunitária que se dedica ao estudo, pesquisa e desenvolvimento de um repertório musical e da prática instrumental em conjunto, voltados especialmente, mas não exclusivamente, para a cultura brasileira.

O grupo aglutina músicos das mais diferentes idades (desde 10 até 70 anos) oriundos de todos os segmentos da sociedade de São Carlos e cidades da região, além de alunos da graduação, pós-graduação, funcionários e professores da UFSCar. Além da prática musical, a orquestra é um laboratório vivo para os alunos da graduação em Licenciatura em Música e da pós-graduação em Educação da universidade, que cursam disciplinas e desenvolvem pesquisas em áreas como Prática em Ensino, Direção de Conjuntos Musicais, Regência, Composição e Arranjo, o que possibilita uma riqueza na formação do futuro educador musical que terá o conhecimento prático e teórico para ampliar e criar novos núcleos orquestrais como o nosso, multiplicando a oportunidade de acesso à música, tanto para quem toca, quanto para quem ouve.

Ao longo de seus 25 anos de história, a orquestra recebeu mais de 500 músicos amadores e profissionais, tocou com artistas consagrados, tais como Paulo Moura, Oswaldinho do Acordeon, Mozar Terra, Ivan Vilela, Clóvis Beltrami, entre outros, e realizou cerca de 30 concertos anuais em diferentes cidades, levando música para teatros, praças, ruas, escolas, fábricas, estádios, centros comunitários, igrejas, ou seja, para onde o público queria nos ouvir.

A orquestra é conhecida pela descontração e alegria de seus participantes, seu repertório diversificado, e pela formação instrumental diferenciada, que agrega instrumentos convencionais de orquestra como: violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, clarinete, trompete, trombone, tuba e percussão junto com instrumentos populares: flauta doce soprano, flauta doce contralto, saxofone, baixo elétrico, teclado, acordeom, xilofone e bateria. Esta combinação gera uma sonoridade única e interessante e permite juntar músicos e instrumentos que não teriam oportunidade de se juntar.

Hoje com cerca de 100 participantes, em sua maioria jovens, o grupo se tornou um espaço para tocar, ensinar, aprender e fazer amigos.

A Orquestra Experimental foi fundada pela profa. Ilza Joly, que atualmente é nossa flautista doce e regente convidada. A coordenação e condução do grupo hoje está sob a batuta de Carol Joly e Lucas Joly.

Seja um amigo da Orquestra Ufscar
Clique Aqui e saiba mais

Compartilhar:
Share